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Geração de leads qualificados em 5 passos

1 de outubro de 2025
Inbound Marketing , Sem categoria

Você já sabe que tráfego não é sinônimo de vendas. Mas a verdade é que a grande maioria das empresas ainda enfrentam o grande desafio de melhorar a geração de leads qualificados.

No B2B, investir em Marketing Digital não garante bons resultados. Afinal, um funil cheio de visitantes e leads que nunca se tornarão um cliente está longe de ser sinônimo de sucesso. 💣

A OUTMarketing é especialista em Marketing B2B e entende bem as particularidades desse mercado. Aqui, focamos em qualidade e atraímos a pessoa certa para o seu site. Quer aprender? Continue a leitura!

O que é geração de leads qualificados?

A geração de leads qualificados é um processo de marketing que visa atrair e converter usuários com real potencial de se tornarem clientes. Ou seja, pessoas que já demonstraram interesse e estão prontos para uma reunião.

Perceba que não estamos falando de gerar um alto volume de leads, mas de leads qualificados para a compra. Afinal, nem todo tráfego se transforma em venda!

Gerar leads qualificados é uma obrigação do marketing?

Se a sua empresa sofre com a falta de integração entre marketing e vendas, é provável que enfrente discussões sobre “de quem é a culpa pela queda das vendas”. E é comum ouvirmos o time de Vendas reclamar que não recebe leads qualificados.

Embora seja realmente desafiador, Marketing precisa se comprometer a melhorar suas técnicas para atrair o lead certo. Quando isso acontece, o fluxo comercial é mais rápido e muito mais eficiente.

Não se trata de obrigação de um ou de outro time, mas de um trabalho em conjunto. Se o marketing qualifica corretamente o lead, o vendedor fala com a pessoa certa e tem mais chances de fechar negócio.

checklist para geração de leads qualificados

O grande erro da geração de leads qualificados

Diversos estudos apontam que a geração de leads qualificados é um grande obstáculo para profissionais de marketing. De fato, entregar um bom contato para o comercial é cada vez mais desafiador.

Mas já parou para pensar que o problema pode estar na falta de estratégia? Se você busca atrair o lead pronto para a compra, está lidando com um número reduzido de pessoas.

pirâmide de chet holmes

Segundo a Pirâmide de Chet Holmes, 90% das pessoas não estão prontas para falar com vendas. Mas isso não significa que eles não possam ser futuros clientes!

O grande erro do Marketing é “ir com sede ao pote”. É querer encontrar o lead ideal, pronto para comprar e deixar passar milhares de bons leads, que ainda não são qualificados.

Sendo assim, a ideia é dar um passo atrás, refinar as ações, capturar dados e iniciar um trabalho de gestão de relacionamento com o cliente com foco em influenciar a decisão de compra.

Uma boa geração de leads qualificados envolve atrair o lead quente e trabalhar o lead frio!

5 passos para uma geração de leads qualificados eficiente de verdade

Gerar leads qualificado não é uma missão simples. Porém, as estratégias certas podem tornar essa jornada menos complexa e te ajudar a entregar contatos cada vez melhores para sua equipe de vendas trabalhar.

A OUTMarketing tem mais de 13 anos de experiência no assunto e acompanha de perto todas as mudanças do universo B2B. A seguir, listamos as ações que são imprescindíveis e que consideramos a base de tudo. Confira!

1.    Conheça sua persona

É impossível falar em geração de leads qualificados sem conhecer suas personas. Afinal, são elas que você deseja atrair, conversar e fazer negócio.

Parece óbvio, mas muitas empresas ainda executam estratégias e investem dinheiro em ações sem considerar as dores, necessidades e perfil de quem compra delas. Um erro que parece simples, mas é a causa para o fracasso de muitas equipes de marketing.

💡Sua empresa pode ter mais de 1 persona. Mapeie os diferentes perfis com o apoio do time de vendas!

1.    Mapeie a jornada do cliente

Conhecer as personas é um passo importante, mas você ainda precisa saber onde encontrá-las. Para resolver esse problema, é necessário mapear a jornada do seu cliente, definindo os pontos de contato e canais que ele mais utiliza.

A ideia aqui é saber onde suas ações de marketing e vendas serão executadas e definir o momento ideal para agir. Sem isso, você anda sem estratégia e gasta “as fichas” na hora errada.

💡A jornada do cliente B2B não é mais linear e o lead pode interagir em vários canais ao mesmo tempo!

2.    Invista em Marketing de Conteúdo

O conteúdo é a ponte entre a empresa e seu público. Portanto, investir em Marketing de Conteúdo é o primeiro passo para se comunicar e relacionar com seus futuros e atuais clientes.

E que tipo de conteúdo produzir? A definição depende da análise das suas personas e deve sempre considerar o tom de voz da marca. Veja algumas opções:

  • artigos de blog;
  • webinars;
  • vídeos;
  • podcasts;
  • newsletters;
  • redes sociais

3.    Produza materiais ricos estratégicos

A qualificação de leads depende de um bom trabalho de educação. E uma das maneiras mais eficazes de se fazer isso é por meio da produção de materiais ricos focados nas necessidades e dúvidas das personas.

Você pode investir em:

  • e-books;
  • casos de sucesso;
  • infográficos;
  • white Papers;
  • estudos de mercado,
  • ferramentas e diversos formatos.

O importante é que o material seja realmente útil e mostre ao usuário que sua marca pode ajudá-lo em sua jornada.

É interessante destacar que os materiais ricos são uma isca. Você entrega valor ao usuário em troca de suas informações de contato. Assim, pode iniciar um relacionamento até que ele esteja pronto para a compra.

4.    Tenha uma boa ferramenta e estratégia de CRM

Para ativar sua estratégia de geração de leads qualificados você precisará contar com a tecnologia. Nós indicamos investir em uma boa ferramenta de CRM e, além disso, ter um planejamento estratégico para gestão de relacionamento com clientes.

Recebemos muitos gestores que investiram em excelentes tecnologias, mas não sabem como usá-las em sua totalidade. Por isso, é interessante investir em uma consultoria de CRM e contar com o apoio de especialistas.

A OUTMarketing te ajuda a gerar mais leads qualificados!

Se você chegou até aqui, é provável que esteja realmente com dificuldades na geração de leads qualificados. Nós entendemos esse desafio e podemos te ajudar!

A OUTMarketing é uma agência 100% B2B com mais de 13 anos de experiência. Já apoiamos mais de 200 empresas a superar obstáculos, com estratégias personalizadas e o uso inteligente da tecnologia.

Nossa metodologia sempre se inicia com um estudo detalhado das personas e uso de dados para guiar decisões e otimizar campanhas, sejam elas orgânicas ou pagas. Temos um método que realmente funciona e vários casos de sucesso que comprovam isso.

Ainda em dúvidas? Confira os resultados dos nossos clientes!

Queremos contar a sua história em breve!

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